Como a casa container pode revolucionar a construção civil?

Já pensou, você morando em um contêiner? Construir uma casa com rapidez e economia e, caso você precise mudar, poder levá-la com você? O que parecia distante já virou realidade, inclusive no Brasil. No exterior, a prática já é muito valorizada há um tempo em países da Europa como Dinamarca e Suécia — conhecidos por suas arquiteturas inovadoras e ousadas.

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura | © Alexandre Zelinski

Fonte | Imagem: https://www.archdaily.com.br/br/801954/container-rodrigo-kirck-arquitetura


Hoje em dia é impossível falar sobre engenharia civil e arquitetura e não falar sobre práticas sustentáveis. Por anos, as construções geraram impactos gigantescos no meio ambiente e meados do século XX pra cá foram sendo elaboradas novos modelos de construir. Hoje apresentamos como alternativa à construção tradicional em alvenaria, o contêiner, que soma diversas vantagens econômicas, além de ser um passo em direção a um morar mais sustentável.

O que é uma casa contêiner?

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura | © Alexandre Zelinski

Fonte | Imagem: https://www.archdaily.com.br/br/801954/container-rodrigo-kirck-arquitetura


Os containers, que são originalmente usados para transportar cargas por navios, apresentam uma estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Nesse modelo, eles foram transformados pela arquitetura contemporânea. A ideia da casa contêiner é usar o interior do compartimento para acomodar todos os cômodos tradicionais, oferecendo todas as comodidades e facilidades de uma casa comum.

Quais são as vantagens?

Container / Rodrigo Kirck Arquitetura | © Alexandre Zelinski

Fonte | Imagem: https://www.archdaily.com.br/br/801954/container-rodrigo-kirck-arquitetura


Por serem funcionais e práticos, os contêineres apresentam diversos benefícios. Primeiramente sua estrutura em aço é muito resistente, ainda que leve, o que permite que eles possam ser transportados para qualquer lugar com facilidade. Além disso a sua construção costuma ser bem mais rápida, já que a parte principal da residência, a estrutura, já está pronta, ou seja, o próprio contêiner.


Listamos algumas das vantagens que este modelo de construção apresenta:

  • a construção em um contêiner, quando comparada com a de alvenaria, pode ser até 30% mais barata, o que representa economia considerável no bolso do cliente.

  • a obra é rápida e pode durar, em média, apenas 60 dias;

  • os contêineres podem ser utilizados como anexos ou salas em estruturas já existentes;

  • redução da carga nas fundações, uma vez que o contêiner é bem mais leve que a alvenaria;

  • menor impacto ao meio ambiente, por reaproveitar contêineres;

  • fácil manutenção e alta durabilidade;

  • gerar pouco ou quase nenhum resíduo;

  • os contêineres podem ser desmontados e montados novamente em outro lugar.

Como esse modelo pode revolucionar a construção civil?

Casa Container Granja Viana / Container Box | © Plínio Dondon

Fonte | Imagem: https://www.archdaily.com.br/br/800283/casa-container-granja-viana-container-box


Construções com esse modelo se tornam modulares, flexíveis e ampliáveis – possibilitando você ir aumentando o tamanho de sua casa aos poucos, de acordo com sua necessidade e orçamento. Anteriormente, isso só era possível se diversas paredes fossem quebradas, gerando um custo e tempo maior.


A casa contêiner chegou para tornar acessível casas muito mais personalizadas, mas sem perder a estética ou a segurança que uma residência ou comércio pode oferecer. Além disso, já existem empresas especializadas nesse modelo, oferecendo até mesmo um serviço expresso, onde a sua casa é entregue (como um produto que você comprou na internet) e montada em poucos dias.


Viu como é possível impactar positivamente na sociedade com escolhas diferentes? Apesar de toda a degradação do nosso planeta, está aumentando o número de pessoas que querem mudar essa realidade e minimizar a pegada destrutiva que os seres humanos vêm causando ao mundo. A Prisma oferece serviços de projeto estrutural, projeto arquitetônico e design de interiores para tornar o seu sonho realidade, e também temos a sustentabilidade como nossa visão.


Ficou interessada(o)? Entre em contato com a gente!

Confira também outros artigos sobre sustentabilidade:


Minimalismo: estilo e sustentabilidade

Como nossos serviços estão impactando positivamente na sociedade

Sustentabilidade na construção civil

Artigos em Destaque