top of page

Quem eu contrato primeiro: o arquiteto ou o engenheiro?

  • Foto do escritor: Prisma CSE
    Prisma CSE
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura

Se você está planejando construir ou reformar, provavelmente já se deparou com essa dúvida: afinal, quem contratar primeiro — o arquiteto ou o engenheiro? 

Essa pergunta é muito comum e faz todo sentido, já que ambos os profissionais são fundamentais para o sucesso de uma obra.


ree


A verdade é que, embora atuem de forma complementar, cada um tem responsabilidades específicas que se somam para garantir que o projeto saia do papel com segurança, funcionalidade e estética.


O papel do arquiteto: transformar ideias em projeto

O arquiteto é geralmente o primeiro profissional a ser contratado porque é ele quem traduz suas necessidades, desejos e estilo de vida em um projeto arquitetônico.

É nessa etapa que surgem decisões importantes como:


  • O layout dos ambientes;

  • A entrada de luz natural;

  • A ventilação adequada;

  • A harmonia entre estética e funcionalidade.


Sem um projeto arquitetônico bem elaborado, a obra corre o risco de gerar espaços pouco práticos ou que não atendem ao que você imaginava.


O papel do engenheiro: garantir a segurança e a viabilidade técnica

Depois que o arquiteto define a proposta arquitetônica, o engenheiro entra em cena para viabilizar tecnicamente o projeto. É ele quem desenvolve os projetos estruturais, elétricos, hidrossanitários e de segurança (como PPCI), garantindo que cada detalhe seja executado com segurança, economia e eficiência.


Além disso, o engenheiro muitas vezes também é o responsável pela execução da obra, controlando prazos, custos e coordenando a equipe de mão de obra.


Arquitetos e engenheiros trabalham juntos

Mais do que escolher entre um ou outro, o ideal é entender que arquiteto e engenheiro devem caminhar lado a lado em todo o processo da sua construção.


  • O arquiteto projeta o espaço para que ele seja agradável e funcional.

  • O engenheiro garante que esse espaço seja construído com segurança e dentro das normas técnicas.


Essa integração evita retrabalhos, reduz desperdícios e garante uma obra sem surpresas desagradáveis.


Portanto, se a sua dúvida é sobre quem contratar primeiro, a resposta é: comece pelo arquiteto, mas conte com o engenheiro desde cedo. A união desses dois profissionais é o que transforma o sonho da sua casa ou negócio em realidade, com estética, conforto e segurança.


Está planejando construir no seu terreno? Fale com nossa equipe e tenha um projeto completo, do projeto legal aos complementares, seguro e personalizado para transformar o seu sonho em realidade!


 
 
 

Comentários


Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Artigos em Destaque

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

bottom of page