A Importância dos Projetos Complementares


Saiba mais sobre a importância e os benefícios que os Projetos Complementares podem trazer a sua obra.


Quando pensamos em projetar uma residência, edifício ou qualquer outro estabelecimento logo lembramos do projeto Arquitetônico e de sua grande importância para uma edificação. Nele encontramos informações sobre a disposição dos ambientes, posicionamento das paredes, janelas e portas, além de informações técnicas para a execução da obra. Entretanto, é necessário mais do que o projeto de arquitetura para documentar todas as especificações necessárias para a construção de um imóvel, por isso é essencial que ele seja acompanhado por outros projetos técnicos, os chamados Projetos Complementares.


Fonte | Imagem | Capa: Anchieta


O que são os Projetos Complementares?


Idealizados após a concepção do projeto arquitetônico, nos projetos complementares encontramos informações sobre os elementos hidráulicos, elétricos e estruturais, incluindo o dimensionamento, especificação e compatibilização de todos eles. Assim como o arquitetônico, estes projetos devem ser elaborados por profissionais de Engenharia ou Arquitetura.


Mas quais são os Projetos Complementares?

Os projetos complementares abrangem todas as áreas da construção de forma individual, entretanto resultando numa solução geral e única para cada estabelecimento. Vamos conhecer cada um deles e saber o que os compõe:

  • Estrutural: fundações, pilares, vigas e lajes, mostrando dimensões, níveis, ligações, características e detalhes destes elementos.

  • Hidrossanitário: distribuição, abastecimento e sistema de aquecimento de água, instalações hidro-sanitárias, reservatórios, tanques, esgotos, gás e captação de água da chuva.

  • Elétrico: distribuição, aterramento, fiação, instalações elétricas, pontos elétricos, cargas, circuitos, correntes, potências e sistemas de energia.

  • Luminotécnico: iluminação, tipos de lâmpadas e luminárias, quantidade de potência, localização e distribuição.

  • Prevenção e Combate a Incêndio: hidrantes, quantidade e localização de extintores, portas corta-fogo, detector de gás e calor por alarme.


Vantagens em comprar os projetos complementares compatibilizados


Fonte | Imagem: Usat
Não é muito comum encontrar empresas que realizam todos os tipos de projetos, já que cada um deve ser feito por um profissional especializado, tornando difícil montar uma equipe de projetistas para abranger todas as áreas. E aqui salientamos que é muito importante que os projetos sejam compatibilizados a fim de que não hajam problemas durante a execução, como uma fiação projetada para passar pelo mesmo lugar de uma tubulação ou um cano que atravessa uma viga ou pilar.
A compatibilização é a garantia de integrar solução e técnicas de execução, definindo os materiais adequados e um bom acabamento, a fim de alcançar um resultado final de excelente qualidade que satisfaça a necessidade estética e funcional desejada. Além de garantir a minimização dos desperdícios e custos da obra, evitando pequenos erros e distorções que podem ocorrer durante o processo.
Com todos os projetos em mãos o engenheiro consegue ter um controle maior sobre a obra, facilitando a cobrança e o acompanhamento, garantindo que ela caminhe dentro do prazo esperado. É possível otimizar o tempo de uso das máquinas no canteiro de obras e até aumentar a eficiência da mão-de-obra.
Leia também o nosso artigo "Projetos compatibilizados: nova realidade na construção civil" clicando aqui.
Com o detalhamento de cada projeto é possível escolher os materiais certos e a quantidade exata necessária para se trabalhar, além de tornar possível a minimização dos custos.
Tão importante quanto economizar na obra é não ter gastos futuros para se preocupar. Com uma obra muito bem executada não haverão problemas corriqueiros que afetam o conforto do imóvel, como é o exemplo de infiltrações, fissuras e rachaduras, deformação de lajes e vigas acarretando desplacamentos de azulejos; com todos esses problemas sendo previamente evitados diminuímos muito os gastos com a manutenção do estabelecimento.
É importante garantir e zelar pela segurança do cliente. Os projetos elétrico e de prevenção e combate a incêndio são de extrema importância nesse quesito. Com eles podemos evitar desde choques até incêndios domésticos garantindo a integridade física dos frequentadores do local. O projeto estrutural também merece destaque pois ele garante maior resistência e durabilidade à edificação.




Conte com a Prisma

Citamos neste texto diversos motivos pelos quais é importante se contratar não somente o projeto arquitetônico como também os complementares. Na Prisma CSE oferecemos um pacote completo com todos estes serviços, para entregar ao nosso cliente a solução mais completa e lhe proporcionar a melhor experiência possível na construção do seu sonho. Não perca tempo, marque uma reunião conosco e faça um orçamento gratuito clicando aqui.


Artigos em Destaque

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Maps

(81) 9 9784-9292

© 2020 por Prisma CSE