top of page

Maravilhas da Construção Civil

O mundo hoje está cercado de obras - e por que não dizer maravilhas? - feitas pelo homem desde a antiguidade. As pirâmides de Gizé, o Taj Mahal e até o Cristo Redentor são exemplos de obras antigas e modernas que foram idealizadas e realizadas por mentes bem à frente do seu tempo. Nos dias atuais, o Engenheiro Civil tem papel fundamental na execução e também na idealização de tais obras, sendo peça chave para tirar o projeto do papel e fazer este ganhar “vida”. Em dúvida em qual ramo da engenharia seguir? Não sabe muito bem qual o papel do Engenheiro Civil na sociedade? Venha conferir de onde buscamos a inspiração para trilharmos o caminho dessa engenharia.



Edifícios:


Burj Khalifa – Inaugurado em 4 de Janeiro de 2010, o Bujr Dubai, como era anteriormente chamado o Burj Khalifa, consiste num complexo comercial e residencial, localizado em Dubai – Emirados Árabes. O arranha-céu obtém o posto de maior estrutura já construída pelo ser humano. Com cerca de 830 metros de altura e 160 andares, começou a ser construído em setembro de 2004 e ficou pronto em janeiro de 2010. Esse complexo de aproximadamente 2 quilômetros quadrados de área está localizados entre as principais avenidas de Dubai, e teve seu orçamento total em cerca de 1,5 bilhão de dólares e estima-se que possuí o metro quadrado de salas de escritório em 43.000 dólares e de salas residenciais em 37.500 dólares.




Foram enterrados, a mais de 50 metros de profundidade, cerca de 45.000 m³ de concreto armado para a construção da fundação. Sua construção utilizou 330.000 m³ de concreto e contou com o apoio de cerca de 22 milhões de homens. Uma dificuldade encontrada na sua construção foi ter que suportar seu incrível peso somado a temperaturas que chegavam a 50 °C.

 

Barragens:


Hoover Dam – Construída durante a grande depressão americana, a Hoover Dam, ou Represa Hoover, é uma grande barragem em arco-gravidade, localizada entre os estados de Nevada e Arizona. Tem no seu nome a homenagem ao 31º Presidente dos Estados Unidos, Herbert Hoover, que foi de suma importância para sua construção. Por conta de seus 221,4 m de altura, 379,2 m de largura, 200 m de espessura na base e 15 m no topo, a Hoover Dam é considerada o maior projeto dos Estados Unidos da América.



Para sua execução o rio Colorado precisou ser desviado e foi necessária a construção de 4 tuneis por dentro da parede do cânion. Durante a construção da represa, a contração da estrutura se mostrou ser um sério problema. Foram usados um total de 2.480.000 m³ de concreto e 850.000 m³ usados em obras auxiliares. Estima-se que foram gastos cerca de 676 milhões de dólares e morreram 96 pessoas durante todo o processo. Hoje a capacidade energética da represa é de aproximadamente 2,1 GW.

 

Pontes e Viadutos:



Viaduto de Millau – O Viaduto de Millau é uma grande construção que auxilia a passagem do vale do rio Tarn, na França. A construção do viaduto foi inicializada em outubro de 2001 e ficou pronta somente em dezembro de 2004 graças às más condições climáticas que atrapalharam as obras. Ele tem uma extensão de 2.460 metros e tem o seu maior pilar a incríveis 342 metros de altura.



O viaduto é composto por 8 trechos construídos em aço, suportados por cabos escorados em sete pilares de concreto armado. Cada um de seus pilares pesa cera de 2.230 toneladas e foram construídos primeiro com a ajuda de pilares adicionais e as rampas deslizaram pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS. O viaduto de Millau tem uma pista de rolagem com declividade de 3%, com curvas de 20 km de raio.


É estipulado que a obra tenha custado cerca de 390 milhoes de euros e foram usados cerca de 127.000 m³ de concreto, 19.000 toneladas de aço para estrutura e mais 5.000 toneladas para estaiamento. Hoje o viaduto é considerado a maior pista suportada por cabos do mundo.

 

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Artigos em Destaque

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

bottom of page