4 Maneiras de Economizar em uma Obra
Fonte imagem: Estágios diferentes de construir uma casa
O maior dos desafios para quem está construindo é o custo da obra e
é constante escutarmos frases como: “Na crise está difícil, porque construir é muito caro!”, “Para que fazer um projeto?”, entre outras. Porém a questão financeira pode ser driblada facilmente a partir das 4 dicas contidas neste artigo que a Prisma traz para você.
1 – Projeto:
“
Um bom planejamento pode reduzir em até 15% o valor da obra. – Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.
”
Abrir mão de um projeto pensando em economizar é o 1º erro cometido. Os principais custos que excedem numa obra são adventos do não planejamento da mesma. São alguns destes: erros de execução, compra excessiva de materiais, desperdícios, multas por não possuir o projeto regularizado pelo responsável, entre outros problemas. Se ainda não está enxergando o porquê de os projetos serem tão importantes numa obra, classificamos os benefícios de alguns para uma construção.
Projeto Arquitetônico: É aqui que começa toda a concepção da sua obra. Nele é possível projetar como sempre sonhou, seguindo as normas da cidade, acompanhado de estudos para melhor aproveitamento da luz solar e do vento, melhor divisão dos espaços, entre outros benefícios.
Projeto Estrutural: Envolve tanto a questão de segurança quanto a questão financeira. Normalmente, quando não se tem este projeto, as estruturas são superdimensionadas e acabam custando muito além do necessário. Com o projeto em mãos, os benefícios são diversos, como a locação de cada elemento estrutural, o ganho de espaço, pois as estruturas tendem a ficar mais esbeltas, e ainda são entregues o quantitativo de aço e concreto gastos na obra.
Projetos Elétrico e Hidrossanitário: Os dois têm benefícios bem semelhantes: com estes projetos na obra, é possível realizar a diminuição do desperdício de materiais pois além da entrega de um quantitativo das peças necessárias na construção, estes também evitam o famoso, “quebra-quebra na obra”, visto que se tem a locação de cada peça por projeto.
Memorial Descritivo: Consta a descrição de cada material que será usado no projeto arquitetônico, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento, facilitando na hora da compra dos materiais.
2 – Mão de Obra:
“
Pesquisas apontam que o preço da mão de obra na construção civil pode variar cerca de 100%. – Casa Dicas
”
Número bastante considerável para o montante final de uma obra, sendo necessário ter cuidado na hora de contratá-los.
Então, para se encontrar os melhores profissionais na relação custo X benefício, existem, normalmente, 3 caminhos:
A contratação tendo por base indicação de pessoas confiáveis, onde pode-se contratar tendo um feedback de amigos e familiares.
A contratação por conta própria, onde recomenda-se buscar obras nas quais o profissional já tenha trabalhado e/ou entrevistá-lo para averiguar se o mesmo é de confiança.
Contratar uma empresa para fazer todos a obra por completo.
Nos dois primeiros casos, sempre fazer um orçamento do início ao término do serviço, do popular “empreitar o serviço por completo”, pois poderá haver algum desconto.
3 – Materiais de construção:
Estes são os maiores vilões no gasto com uma obra, mas existem boas práticas que você pode adotar e que diminuirão drasticamente este custo. Quando temos o memorial descritivo em mãos e todos os quantitativos dos outros projetos, sabemos quais são os materiais (e a sua quantidade) necessários para a construção.
Dessa forma, a melhor dica a seguir é: Procurar grandes e diversos estabelecimentos atacadistas pois podem haver abatimento do preço em grande quantidade e para ter um maior poder de negociação, concentre toda a compra em um só estabelecimento. Muitas vezes essas lojas cobrem o valor da concorrência devido à quantidade de produtos comprados, podendo haver uma negociação para um bom desconto por toda a compra.
4 – Contrate a Prisma CSE:
A Prisma está aqui para deixar a sua obra economicamente viável, confortável e da maneira que você sempre sonhou com nossos diversos tipos projetos vistos acima que são essenciais. Então, confira nosso portfólio e veja quem já está economizando, e venha economizar também!
Vai perder esta oportunidade? Fale conosco!