O projeto arquitetônico influencia no valor da conta de energia elétrica?

 

 

   Quem nunca reclamou do valor cobrado na conta de energia elétrica do mês deve ter presenciado algum parente ou vizinho acreditando que aquele valor é indevido. E daí se faz necessário parar e observar ao seu redor o que pode estar causando um consumo maior de energia fornecida em seu imóvel. Há várias possibilidades, desde um problema micro, por exemplo, em um eletrodoméstico, até em um problema macro, o projeto arquitetônico da sua edificação, que pode ter sido mal pensado e desenvolvido, ou nem ter existido, o que é tão grave quanto. Mas o que poucos sabem é que esse projeto, pode vir a reduzir cerca de 50% o consumo de energia das edificações. Para falar sobre isso, vamos primeiro definir um conceito fundamental: eficiência energética.

 

Fonte da capa: Engenharia de projetos

 

Leia também o nosso Artigo sobre “Projeto Arquitetônico Digitalizado: Por que e Para que''

 

 

O que é eficiência energética?

 
 
Fonte: Munters
 
Seu imóvel está irregular?
 
        Com o passar dos anos, a preocupação com o uso dos recursos naturais tem aumentado e o prezar pela redução do consumo energético tem se tornado uma prioridade. Por isso o conceito de eficiência energética está tão em alta. Vai desde de fechar portas de ambientes com ar-condicionado, até gerar a própria energia de forma sustentável.
 
        Definindo, de forma simples, eficiência energética nada mais é do que a utilização racional da energia. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, “Eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.”

Fonte: EPE

 
        Imagine a situação que você precise comprar um chuveiro elétrico que fornece a mesma temperatura, porém, um deles utiliza menos energia que o outro. O mais eficiente é aquele que gasta menos energia. É comum que a escolha entre um e outro seja pautado no preço, porém o "barato hoje" pode (e vai) "custar caro amanhã".
 
        Sobretudo, o setor da construção civil é um dos que mais gasta energia, tanto na hora da construção, quanto na manutenção das edificações. Assim, cada vez mais temos a necessidade de planejar casas e edifícios pensando na sustentabilidade, sem deixar de prezar pelo conforto térmico e visual do ambiente, ou seja, uma iluminação e ventilação adequadas e até formas alternativas de aquecer a água. Afinal, se o projeto não nos proporciona tal conforto buscamos meios menos vantajosos, por exemplo: lâmpadas e condicionadores de ar ligados durante todo o dia, chuveiro elétrico etc.
 
Leia também o nosso artigo sobre “Projeto de Alto Impacto: Sustentabilidade na Construção Civil''
 
 
 
Principais vantagens de pensar na eficiência energética desde o projeto.
 
Fonte: Recriar com você
 
        O projetista analisa, dentre outros aspectos, qual a melhor localização das esquadrias (portas e janelas), fazendo com que estas possibilitem que o imóvel tenha um aproveitamento energético maior. Este fator é de grande relevância devido ao crescimento do custo de produção de energia elétrica, em virtude do uso de recursos naturais de maneira indevida e irresponsável. Então, podemos concluir que o nosso bolso e principalmente o meio ambiente agradecem quando a eficiência energética está em pauta desde o projeto a ser desenvolvido até o período em que ele é elaborado, sempre verificando se estamos sendo assertivos na disposição dos cômodos.
 
       
Fonte: Mais enganharia
 
Como realizamos esse projeto dentro da nossa empresa
 
        No dia-a-dia de projetos em nossa empresa buscamos aproveitar os recursos naturais de maneira produtiva, analisando em qual direção temos mais ventilação natural e como ela pode ser distribuída de forma mais eficaz por todo o imóvel. Outro ponto que estudamos é a iluminação solar, observando a posição do sol ao longo do dia no terreno a ser construído, aproveitando a luz e posicionando os cômodos estrategicamente para evitar seu superaquecimento.
        O projeto elétrico também pode ser um aliado na busca por eficiência e economia. Uma mudança simples, como o tipo de lâmpada a ser utilizado pode ter um impacto significativo, ao optar por lâmpadas de LED no lugar das lâmpadas incandescentes temos como benefício uma redução de 90% na energia consumida e, consequentemente, essa troca favorece o meio ambiente e diminui o valor da conta. No exemplo anterior , apenas a mudança do modelo da lâmpada é necessária para o aumento da eficiência energética de toda a casa e detalhes determinantes como esse são repassados através do Memorial Descritivo que acompanha o projeto.
        Estes e outros aspectos são levados em conta em cada situação com o objetivo de aumentar a eficiência energética da construção trazendo para a realidade de nossos clientes o máximo de benefícios que este método tem a nos oferecer.
 
        Então, por isso não perca mais tempo! Entre em contato conosco e solicite já um orçamento gratuito dos projeto arquitetônico e elétrico do seu imóvel, e fique tranquilo sabendo que estes irão proporcionar uma redução do seu gasto do final do mês. Invista no seu projeto e não gaste desnecessariamente com sua conta de energia.
       

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Artigos em Destaque

Please reload

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Maps

(81) 9 9660-7974

© 2019 por Prisma CSE