World Flex Home: Um Conceito Sustentável e Inovador

Fonte imagem: Home Times

 

Não vê a hora de ter sua casa dos sonhos pronta? Precisa começar seu novo empreendimento, mas não tem verba suficiente para uma obra tradicional? Quer construir um imóvel, mas está à procura de uma forma sustentável de fazer isso? World Flex Home (WFH) pode ser a chave para solução dos seus problemas.

 

O que é World Flex Home?
 
    Podemos dizer que se trata de um conceito, criado pelo atelier Dinamarquês Arcgency, responsável pelo dimensionamento que possibilita a utilização de containers (grandes caixas metálicas feitas para transporte de cargas) como imóveis, tanto para uso comercial como para fins de moradia. Fonte: CREA-SE
 
O que a World Flex Home Traz de Novo?
 

        Ao longo dos últimos anos, conseguimos notar que existe uma forte busca por soluções que aliam o bem estar para nós e, ao mesmo tempo, para o meio ambiente. A palavra aqui é sustentabilidade. A construção civil vem acompanhando os mesmos passos e é aí que a busca por novos materiais e formas de construir se encaixam fazendo surgir ideias como as Casas Container. De um lado, segundo dados fornecidos pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, temos que o consumo de água potável nas obras de alvenaria chega a 50% do total distribuído nos centros urbanos; de outro, nas construções com containers, esse desperdício é pouco ou quase nenhum. Nessas condições, é notável uma popularização desse novo conceito de imóvel que já é adotado na Europa, Ásia, América do Norte e aos poucos vem ganhando espaço no Brasil.

 

Exemplos de World Flex Home pelo Mundo

Casa World Flex Home. Fonte imagem: Arcgency

 

    Em 2012, na China, a primeira casa WFH foi construída com dois pavimentos e uma área de 180 metros quadrados, com um design diferenciado e abundância de luz natural, a construção serviu de inspiração sendo o primeiro passo para concretização dessa nova tendência.

 

Casa El Tiemblo. Fonte imagem: Hometeka

 

       Outro bom exemplo de sucesso de um imóvel modular feito com o uso de quatro containers fica na Espanha. A casa El Tiemblo foi construída em “L”, também tem dois pavimentos e uma área de cerca de 190 metros quadrados.

 

Shopping de Containers, Belo Horizonte, MG. Fonte imagem: TEM Sustentável

 

      De volta ao Brasil, em 2015 foi inaugurado o primeiro shopping em containers do país. Ele fica no estado de Minas Gerais e foi construído com 67 containers reciclados que dão espaço para 30 lojas. Além dos atrativos turísticos, o a estrutura do empreendimento traz um fluxo confortável e descontraído para os clientes. Somado a isso, os idealizadores do projeto reforçam a importância de trazer à sociedade, e principalmente às crianças, a consciência sustentável. Fonte: TEM Sustentável

 

Mas por que Decidir Utilizar esse Novo Conceito de Construção?

 Fonte imagem: Container LAB

 

     Bom, o primeiro ponto que faz qualquer um gostar da WFH é a economia com esse tipo de obra. É estimado que uma casa container saia de 20% a 30% mais barata que uma construção tradicional. Podemos tomar como exemplo o caso de Antônio Pinheiro, arquiteto de 27 anos. Ele mora no Amapá e decidiu que iria atribuir a seu imóvel pré-moldado um container de 12 metros quadrados para realocar a cozinha e a sala da casa. Além da utilização da caixa metálica, ele ainda fez adaptações para recolher a água da chuva e implantou placas solares, além de reutilizar materiais descartados de outras obras. No final da construção o arquiteto conseguiu economizar cerca de 20 mil reais e, de quebra, ainda conseguiu uma casa com design marcante e totalmente personalizado. As facilidades de adaptação a onda de sustentabilidade também é uma grande vantagem desse tipo de construção, já que agrega valor ao seu imóvel e garante uma economia nas contas de água e luz. Fonte: G1 News

 

      Como se não bastasse ter um ótimo custo benefício, as casas WFH contam com um tempo de construção curto e uma redução de entulhos, que é uma das dores de cabeças na hora de iniciar uma obra. Já imaginou você com sua casa pronta em poucos meses?! Essa realidade não está tão distante.

 

Como Saber se é Possível Construir uma WFH?

 

 Fonte imagem: HomeDSGN

 

      Nem tudo são flores e como toda obra é necessário um bom planejamento para que todo trabalho flua bem. É importante ressaltar que existem certos cuidados para que o sonho não se transforme em pesadelo. Atenção especial para o seu terreno:

 

          1. Existe um acesso que permita a passagem de caminhão?

        2. Ele tem as medidas suficientes para permitir o trabalho de um guindaste?

 

     Se as respostas forem não, é provável que você não consiga desenvolver esse tipo de projeto. Além disso, como toda inovação, ainda causa receio de grande parte da sociedade. É possível que você encontre algumas dificuldades nas questões de financiamento ou na liberação do projeto pela prefeitura da sua cidade, mas essas questões vêm sendo solucionadas com facilidade nos últimos anos.

 

       Tendo em vista todas as vantagens e empecilhos para construção de uma casa, é necessário que você pesquise bastante antes de começar a construir. As regras da prefeitura onde a obra será realizada varia de cidade para cidade, lembre-se de se certificar que o seu container tem as medidas necessárias para evitar mais dores de cabeça (em geral são utilizados os do tipo dry standard). É importante também que você saiba a origem desse material, seu histórico de cargas, para que não haja riscos de contaminação. Todos esses pontos dependem fundamentalmente do projeto e é de extrema importância que você procure a ajuda de profissionais qualificados para realização desse sonho sem frustrações.

 

      E então, já está pronto para sair do convencional e apostar em formas inovadoras que chegaram para mudar o mercado com seus vários benefícios?! Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Artigos em Destaque

Please reload

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Maps

(81) 9 9660-7974

© 2019 por Prisma CSE