Acessibilidade no planejamento do seu imóvel

Saiba como tratar da acessibilidade no planejamento da sua moradia e dicas para você

que quer construir ou adaptar a sua casa para deficientes físicos.

 

Fonte | Imagem: L'apparence physique et l’intégration dans la société

 

 

               O direito à moradia adequada é universal, não importa a condição física ou idade de uma pessoa, sendo verdade que para a grande maioria da população mundial a compra ou manutenção dos seus lares é o maior investimento a ser feito ao longo da vida. Mas para indivíduos vivendo com deficiências físicas o fato do mundo lá fora não ser adaptado para atender às suas necessidades dá um valor muito maior a esse direito.

           

           É buscando o conforto dos usuários do imóvel e a manutenção da dignidade da pessoa portadora de deficiência que a indústria da Construção Civil tem aumentado a sua preocupação em proporcionar locais acessíveis para os milhões de brasileiros que possuem, ou irão possuir com o passar dos anos, limitações físicas.

 

      Neste artigo, vamos buscar expor a importância de espaços adaptados e te ajudar a garantir que a Acessibilidade seja levada em consideração no planejamento do seu lar.

 

Fonte | Imagem: Prefeitura de Hamburgo. Mobilidade.

 

 

Mas pra que Acessibilidade?

 

       Muitas vezes associamos casas adaptadas a moradores portadores de deficiência física, que em si já representam mais de 4% da população brasileira,mas quando levamos em consideração que a grande parte da pessoas adquire uma casa com a perspectiva de viver nela por muito tempo, a necessidade de preparar um imóvel para atender proprietários com necessidades especiais, mesmo que só num futuro distante, se torna mais clara.

 

        Então, mais cedo ou mais tarde, boa parte da população irá precisar contar com moradias adaptadas para garantir o seu conforto e isso deve ser levado em consideração na hora de construir, comprar ou até reformar uma residência.

 

     Infelizmente, sem o acesso aos recursos certos, criar uma casa confortável pode ser uma tarefa cara. Os custos de renovar ou construir variam de acordo coma realidade dos moradores, mas, assim como acontece com vários fatores da construção de edificações, um planejamento prévio que leve em conta as futuras necessidades dos clientes acaba trazendo uma economia significativa a longo prazo, reduzindo os gastos com reformas.

 
 

Fonte | Imagem: Improvenet

           

          Ou seja, ter em mente que a construção de moradias adaptadas é um benefício em conjunto que, além de prever gastos futuros, prioriza o bem-estar de todos é primordial para você que busca adquirir o seu imóvel.

 

 

O que levar em consideração?

 

       A sua moradia não pode deixar de atender as suas necessidades, então pensar de forma geral quais fatores são ou podem se tornar dificuldades no seu cotidiano é o primeiro passo. O segundo passo se torna encontrar soluções eficazes para essas dificuldades.

 

     Existem diversos equipamentos que podem ser incorporados aos cômodos para facilitar o seu uso, mas algumas das soluções vão precisar da ajuda demão-de-obra especializada, é aí que entram os profissionais da construção civil com projetos adequados às restrições dos moradores.

 

Fatores básicos construtivos de uma moradia adaptada para pessoa portadora de deficiência física.
 
 

    Vale lembrar que existem programas de financiamento imobiliário que levam em consideração a idade e condição física dos compradores, oferecendo taxas mais acessíveis numa tentativa de democratizar o acesso a moradias melhor planejadas. O programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, prevê cotas para idosos, pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida e com renda de até R$ 1.600,00.

 

Fonte | Imagem: Portal AD
 
       Se você está interessado em entender mais sobre a questão da Acessibilidade em Recife e como ela pode afetar o seu comércio, dá uma olhada em Infográfico da Acessibilidade no Recife clicando aqui
     
     É por entender que ter acesso a um espaço que trate os seus ocupantes com dignidade é um direito de todos, e saber o quanto o planejamento pode pesar nos custos de manutenção de uma residência a longo prazo que buscamos implementar o conceito de ambiente acessível em todos os nossos projetos.
       

       Interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e saiba mais sobre projetos estruturais e sobre nossos demais serviços.

 
 
 
 
       

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Artigos em Destaque

Please reload

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Maps

(81) 9 9660-7974

© 2019 por Prisma CSE