Paisagismo e Interiores, o impacto na qualidade de vida

 

 Em 2020, a chegada do COVID-19 isolou milhões de pessoas em suas residências e fez com que uma grande parte da população, percebesse que seu espaço de habitar era de alguma forma insalubre ou que poderia ser otimizado para maior comodidade.

 

 Diante de uma crise mundial, fez-se de suma importância avaliarmos e darmos maior atenção para nossas casas. No brasil, em média 85% de pessoas constroem seus lares por conta própria, sem a ajuda de um profissional especializado para isso. Mas o que de fato é um projeto de paisagismo e interiores e como isso impacta minha qualidade de vida?

 

 Então, uma breve definição para o paisagismo, segundo uma autoria ainda desconhecida, seria “Paisagismo é a técnica artística de criar jardins com beleza e harmonia, sendo as plantas os elementos vivos que concretizam tal criação “. Mesclando ciências naturais, artes e diversas áreas.

 

 

Fonte: I Imagem:https://www.archdaily.com.br/br/945301/nova-area-de-lazer-do-grande-hotel-senac-sao-pedro-levisky-arquitetos-estrategia-urbana/5f2cc320b357654f3000005c-nova-area-de-lazer-do-grande-hotel-senac-sao-pedro-levisky-arquitetos-estrategia-urbana-foto?next_project=no

 

 No paisagismo, trabalham-se as texturas, colorações, formas de um ambiente externo ou jardim, levando sempre em consideração os condicionantes locais, sejam eles físicos ou climáticos.

 

 Um projeto paisagístico bem elaborado, contribui para a qualidade de vida, pois seleciona espécies vegetais que auxiliam na purificação do ar, no controle de gases tóxicos, contribui para o embelezamento de diversas áreas. O verde ajuda a quebrar a dureza de alguns materiais e favorece o descanso após um dia cansativo de trabalho.

 

 

Imagem 2:

Fonte: I Imagem:https://www.archdaily.com.br/br/929644/paisagismo-de-interiores-o-que-e-plantscaping/59d251bcb22e38d314000006-what-is-plantscaping-photo

 

 Ademais, o contato com plantas ajuda a relaxar e diminuir o estresse.  Há diversos estudos na área da psicologia encontrados no Journal of Environmental Psychology, que estudam e constatam que as pessoas se sentem menos estressadas quando em contato com a natureza.

 

 Outra consequência interessante do convívio com as plantas é que as pessoas desenvolvem a criatividade e o foco. Um estudo, da Royal College of Agriculture na Inglaterra, mostrou que seus estudante tiveram cerca de 70% mais atenção quando inseridos em um ambiente com plantas.

 

Imagem 3

Fonte: I Imagem:https://www.archdaily.com.br/br/929644/paisagismo-de-interiores-o-que-e-plantscaping/59d24bedb22e3898700001de-what-is-plantscaping-photo?next_project=no

 

 Enfim, os benefícios de um projeto de paisagismo na sua residência certamente são muitos. Sem mencionar o conforto térmico supracitado oferecido pela respiração das espécies que ali estão, pela sombra de copas de árvores ou espécies arbustivas, ventilação oriunda de uma distribuição adequada dos ambientes, seu imóvel ainda tem chances de valorizar entre 15% e 30% no mercado.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Artigos em Destaque

Please reload

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

  • Facebook
  • Instagram
  • Google Maps

(81) 9 9784-9292

© 2020 por Prisma CSE