top of page

Evite dores de cabeça no futuro, pense agora no Projeto Hidrossanitário




O Projeto Hidrossanitário é um dos projetos fundamentais para uma edificação e pode poupar grandes dores de cabeça no futuro. Construir sem o projeto hidrossanitário impossibilita a compatibilização de projetos, deixando a obra suscetível a erros de incompatibilidade e dimensionamento, o que posteriormente pode gerar muitos custos com consertos. Além disso, futuramente será bem mais difícil realizar a manutenção do sistema, pois sem o projeto hidrossanitário não se tem o mapeamento das tubulações, e por esse motivo, fica difícil saber onde está localizado cada componente para manutenção.


Fonte | Imagem | Capa: Engenheiro


Mas afinal, o que é um projeto hidrossanitário?

Fonte | Imagem: Projeto Hidráulico

O projeto hidrossanitário é responsável por alocar de forma adequada todos os sistemas de distribuição de água fria, água quente, esgoto e água pluvial ao longo da edificação. Dessa forma, ele é fundamental para distribuir a água que chega da concessionária para todos os pontos da sua edificação e conduzir os dejetos produzidos para a rede de esgoto e tratamento.
Todo o sistema hidráulico deve ser elaborado de forma que não haja contaminação da água tratada com os dejetos que passam pelas tubulações de esgoto, garantindo assim, a qualidade da água que chega pela concessionária e o direcionamento adequado para que os dejetos cheguem até a rede de esgoto, onde serão tratados.


Como no projeto hidrossanitário é feito o dimensionamento de tubulações e ramificações do sistema hidráulico, é possível prever o quantitativo adequado de todos os materiais que serão utilizados, e assim, evitar sobras de materiais, gerando economia durante a obra.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelece normas que tratam exclusivamente das instalações hidráulicas. A principal delas, a NBR 5626 estabelece que as instalações hidráulicas devem ser projetadas para:
  • Garantir a potabilidade da água;

  • Garantir o fornecimento da água de maneira contínua, com quantidade, pressão e intensidade adequadas;

  • Promover a economia de água e energia;

  • Possibilitar a manutenção do sistema de maneira fácil e econômica;

  • Diminuir o nível de ruído produzido pelas tubulações em uso;

  • Acima de tudo, promover conforto aos usuários.


A Importância do Projeto Hidrossanitário e a compatibilização de Projetos

Fonte | Imagem: Engenheiros

É evidente a importância do projeto hidrossanitário para uma edificação, pois além de alocar de forma eficiente todos os sistemas de distribuição de água e esgoto, viabiliza a compatibilização de projetos, na qual todos os projetos da edificação são elaborados de forma conjunta e perfeitamente integrados entre si, garantindo que os sistemas estejam dispostos corretamente e não interfiram no funcionamento uns dos outros.


O maior benefício da compatibilização de projetos é a possibilidade de resolver problemas ainda durante a fase de elaboração de projetos, na qual os projetos são sobrepostos, com a ajuda de software de tecnologia BIM, e a partir disto, pode-se identificar possíveis erros e elaborar a melhor disposição para cada projeto. Dessa forma, temos maior controle sobre a obra e economia na execução.

Leia também o nosso artigo "Projetos compatibilizados: nova realidade na construção civil" clicando aqui.

Conte com a Prisma

Fonte | Imagem: Projetos
Está precisando de projetos ou tem mais alguma dúvida sobre o Projeto Hidrossanitário? Solicite já seu orçamento grátis e garanta o melhor custo-benefício do mercado, clicando aqui. Nossos projetos são desenvolvidos em plataforma BIM, atualmente o mais moderno modelo de software para Construção Civil.
Quer saber como a Prisma CSE está impactando positivamente a sociedade através de seus serviços? Acesse nossos conteúdos:





 

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Artigos em Destaque

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário!

bottom of page